intropic

Meyas

Olá, sou a Fabi: Escrevo modelos de tricô entre outras coisas

Quando decidi que queria utilizar 7 cores no Prisma não prestei muita atenção à quantidade de fio que ia sobrar. Para o tamanho 6 que foi o que tricotei, comprei 350g de fio e utilizei apenas 245g. São mais de 100g de sobras!

restos

Valeu a pena porque a minha sobrinha queria muito um casaco assim, mas se como eu também estão a pensar que são sobras a mais, vou escrever umas notas para utilizarem menos cores.

Neste casaco utiliza-se sempre a mesma cor para o canelado e 6 cores no resto do casaco. A quantidade de fio que utilizam no canelado mantém-se igual. As restantes 6 cores é que podemos optimizar. Não é possível optimizar para todos os tamanhos, mas deixo as notas na mesma para quem simplesmente prefere um casaco com menos cores.

No modelo faço sempre referência às cores com a nomenclatura C1-C6. Uma vez que são 6 cores a forma mais fácil de utilizar menos cores, sem mudar nada no modelo, é passar a fazer riscas com 2 ou 3 cores.

Para utilizar 2 cores diferentes basta substituir a nomenclatura sempre da mesma forma, ou seja:

2 cores
C1 :arrow_right: C1
C2 :arrow_right: C2
C3 :arrow_right: C1
C4 :arrow_right: C2
C5 :arrow_right: C1
C6 :arrow_right: C2

Por exemplo, sempre que disser para tricotarem com C3, tricotam com C1 e assim sucessivamente.

E para utilizar 3 cores:

3 cores
C1 :arrow_right: C1
C2 :arrow_right: C2
C3 :arrow_right: C3
C4 :arrow_right: C1
C5 :arrow_right: C2
C6 :arrow_right: C3

Para ajustar a quantidade de fio de cada cor, multiplica-se a quantidade original de fio necessário para o tamanho que vão tricotar, pelo número de vezes que essa cor é repetida no esquema acima. No primeiro caso, para 2 cores, é necessário (quantidadeOriginal x 3)g de C1 e de C2. No caso das 3 cores, é necessário (quantidadeOriginal x 2)g de C1, C2 e C3. A quantidade de fio total mantém-se igual. 🤓

Uma vez que vão utilizar menos cores será interessante explorar a possibilidade de não quebrar o fio entre riscas, e sim levar o fio até à próxima risca (podem ler mais aqui.) Se não quebrarem o fio podem também tricotar o corpo do casaco de uma vez só, em vez de ser por partes. Não testei estas duas possibilidades por isso não prometo que funcione. O mais importante neste caso é confirmar que o tecido não fica distorcido na frente ao levar o fio entre riscas.

Não tenham medo de modificar modelos. Pode correr mal é verdade, mas também pode ser magnífico. Bons tricots.

comments powered by Disqus

Sobre

Neste site escrevo sobre o meus designs de tricot, e sobre dicas e modificações aos modelos. Também é aqui que partilho as notas dos episódios do podcast. Podem encontrar-me no Youtube com o mesmo nome do blog. E claro, estou no Ravelry! Cliquem no icon acima ou procurem por apionese.

meyasdesigns