Quando decidi que queria utilizar 7 cores no Prisma não prestei muita atenção à quantidade de fio que ia sobrar. Para o tamanho 6 que foi o que tricotei, comprei 350g de fio e utilizei apenas 245g. São mais de 100g de sobras!
Valeu a pena porque a minha sobrinha queria muito um casaco assim, mas se como eu também estão a pensar que são sobras a mais, vou escrever umas notas para utilizarem menos cores.
Neste casaco utiliza-se sempre a mesma cor para o canelado e 6 cores no resto do casaco. A quantidade de fio que utilizam no canelado mantém-se igual. As restantes 6 cores é que podemos optimizar. Não é possível optimizar para todos os tamanhos, mas deixo as notas na mesma para quem simplesmente prefere um casaco com menos cores.
No modelo faço sempre referência às cores com a nomenclatura C1-C6. Uma vez que são 6 cores a forma mais fácil de utilizar menos cores, sem mudar nada no modelo, é passar a fazer riscas com 2 ou 3 cores.
Para utilizar 2 cores diferentes basta substituir a nomenclatura sempre da mesma forma, ou seja:
C1 ➡️ C1
C2 ➡️ C2
C3 ➡️ C1
C4 ➡️ C2
C5 ➡️ C1
C6 ➡️ C2
Por exemplo, sempre que disser para tricotarem com C3, tricotam com C1 e assim sucessivamente.
E para utilizar 3 cores:
C1 ➡️ C1
C2 ➡️ C2
C3 ➡️ C3
C4 ➡️ C1
C5 ➡️ C2
C6 ➡️ C3
Para ajustar a quantidade de fio de cada cor, multiplica-se a quantidade original de fio necessário para o tamanho que vão tricotar, pelo número de vezes que essa cor é repetida no esquema acima. No primeiro caso, para 2 cores, é necessário (quantidadeOriginal x 3)g de C1 e de C2. No caso das 3 cores, é necessário (quantidadeOriginal x 2)g de C1, C2 e C3. A quantidade de fio total mantém-se igual. 🤓
Uma vez que vão utilizar menos cores será interessante explorar a possibilidade de não quebrar o fio entre riscas, e sim levar o fio até à próxima risca (podem ler mais aqui.) Se não quebrarem o fio podem também tricotar o corpo do casaco de uma vez só, em vez de ser por partes. Não testei estas duas possibilidades por isso não prometo que funcione. O mais importante neste caso é confirmar que o tecido não fica distorcido na frente ao levar o fio entre riscas.
Não tenham medo de modificar modelos. Pode correr mal é verdade, mas também pode ser magnífico. Bons tricots.